• (19) 9 9695-0879
  • (19) 3243-4401
  • contato@formuladeservico.com.br

Confira os principais itens para a revisão de sua moto!

Confira os principais itens para a revisão de sua moto!

Assim como as revisões de carro, as revisões das motocicletas devem ser feitas a cada 10 mil quilômetros rodados ou anualmente.

A manutenção preventiva é essencial para assegurar a segurança do piloto e do passageiro, além de permitir a boa conservação de suas peças, podendo aumentar a durabilidade.

Confira agora os principais itens que não podem ficar de fora da lista de revisão!

Óleo
Esse é um item que não devemos aguardar as revisões programadas. É necessário verificar o nível de óleo periodicamente, o recomendo é a realizar a troca a cada 6 mil km.

Atenção: cada marca de óleo tem sua própria data de validade, podendo alterar de uma marca para outra, assim como cada modelo de moto tem um prazo de validade determinado pelo fabricante.

Água
Este é outro item que não é necessário aguardar as revisões programas. O recomendado é que a água sempre esteja nos níveis indicados pelo fabricante de cada moto.

Portanto, é necessário sempre verificar o nível. Como não é o que acontece usualmente, este se torna um item de atenção na revisão. O indicado é que o reservatório esteja sempre completo e o líquido seja totalmente trocado a cada dois meses de uso.

Kit de relação
Se esse kit falhar, todo o funcionamento do veículo é comprometido. O kit é composto pela corrente, cora e pinhão e é responsável por transmitir a força do motor da moto para a roda traseira.

A principal característica a ser observada é se a corrente não está solta ou folgada.

Bateria
Normalmente a bateria tem durabilidade de dois anos, mas alguns fatores podem fazer com que sua vida útil seja diminuída.

Por isso é importante sempre checá-la na revisão. Talvez ela não precise ser substituída, mas apenas recarregada.

Freio
Na revisão, um dos itens mais importantes não pode ficar de fora né?! É necessário atentar-se aos desgastes dos freios e a lubrificação de seus cabos.

Algo que pode ser evitado para conservar a vida útil da peça, são as freadas bruscas e desnecessárias, que acabam por causar um maior desgaste dos componentes.

Pneus
Item que deve ter um cuidado periódico é esse! É necessário verificar os pneus diariamente para se assegurar de que não estão possuem nenhum tipo de alteração, como furos e rasgos, já que este é um item que compromete a segurança do piloto.

Além disso, é necessário realizar a calibragem dos pneus semanalmente, o que proporcionará uma melhor dirigibilidade. Manter esse costume também pode aumentar a vida útil do item.

Capacete
Um item simples, mas esquecido por muitas pessoas. Ele é o item de segurança que faz a diferença salvando vidas!

Veja se o capacete está bem preso a cabeça com estabilidade e garanta que a viseira esteja limpa e sem nenhum trinco para não afetar a visibilidade.

Corrente
Essa é uma peça que não tem uma atenção especial por muitos motociclistas, mas é um item que necessita de cuidado também! O mecânico deve conferir a regulagem de tensão e lubrificação. Indica-se verificar a corrente no intervalo de 500km a 1.000km rodados.

 

Fonte: https://blog.autoz.com.br